Mus3 - Gerais

Mus3 software page

The Mus3 software project

Besides musical and musicological activities, the Mus3 is developing software for analysis of contemporary music. The main research project in this field is SOAL (Sonic Object Analysis Library), a library of tools for the OpenMusic environment, developed under the direction of Didier Guigue.

Former projects include SOS - Sonic Object Segmentator, developed by Ernesto Trajano & associated researchers – which aimed to implement IA algorithms for segmenting a whole piece into a number of musically significant units (discontinued) and NTA (NonTonalAnalysis), a stand-alone software developed by Giovanni Grosskopf on Max.

SOAL -- Sonic Object Analysis Library for IRCAM OpenMusic®

SOAL

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

See some demos on Youtube's SOAL playlist:

Instructions to install SOAL

  1. Uncompress the zipped file
  2. Put the folder SOAL into your OM Library folder
  3. If necessary, put the SOAL/examples/SOAL demo patches  into the "element" folder of your workspace.
  4. You may also want to use the 2 Boulez demo MIDI files provided as  samples (SOAL/examples/SOAL midi examples), or use any other .mid file to feed the MIDI buffers into the demo patches.
SOAL 4.0 (under development yet); go here

Download the SOAL documentation (version 3.0.0., pdf)

Download a demo workspace showing the SOAL funcionalities and features (version 3.0.0.)

See some demos on Youtube's SOAL playlist:

Composição com Fractais 1.4

Este programa visa auxiliar o compositor na tarefa de gerar parâmetros composicionais por meio de sistemas dinâmicos não-lineares. Por meio deste aplicativo, o usuário pode atribuir valores aos parâmetros integrantes dos processos e, com isso, receber informações visuais, no formato de gráficos cartesianos ou mecanismos de plotagem ao infinito, ou textuais, avisando da aparição de padrões de notas, classes de notas, formas primas, contornos e classes de contornos, importantes abstrações da Teoria Pós-Tonal. Essas informações, além de arquivos MIDI gerados com base nelas, podem ser armazenados em diretórios da escolha do usuário para posterior análise e planejamento composicional.
Além disso, ele permite também fazer a detecção de padrões (com base nas abstrações citadas anteriormente) em qualquer arquivo MIDI que se queira, através do menu Arquivo.

Clique aqui e baixe o pacote contendo o arquivo executável.


O que há de novo:

  • Reprodução dos dados MIDI gerados;
  • Melhora da usabilidade com atalhos do teclado para todos os menus e seus itens
  • Criação do formato CFP, que permitirá a continuação de uma análise interrompida (guarda os dados inseridos nos componentes principais da interface)
  • Sugestões de valores para cada um dos mapas caóticos

O que está por vir:

  • Implementação de Mapas Caóticos Tridimensionais

Precisamos da sua opinião para melhorar o aplicativo, dando-nos um feedback sobre o que precisa ser melhorado. Qualquer idéia no que diz respeito à interface gráfica, detecçõo de bugs, incremento de novas funcionalidades etc., mande e-mail para Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

Obs.: este programa está em constante atualização. Por isso, aperfeiçoamentos das funcionalidades já existentes ou novas funcionalidades podem ser inseridas a qualquer momento. Tenha em mãos sempre a versão mais atualizada.

 

SOS -- Sonic Object Segmentator
SOS is a tool for musical flows automatic segmentation. It uses IA techniques as agent societies and distributed artificial intelligence.


Know more about it reading the article: SOS: A Tool for the Automatic Segmentation of Musical Flows published in the Braziliam Symposium of Musical Computation

"25 Pages for 1 to 25 pianos" by the North-American radical composer Earle Brown (b. 1926) is a composition for pianos (1953) where a number of variables are up to the performers, in such a way the piece, as a mobile, will look different each time it is played, although its identity always remains strongly present.

You can see more information about VirtuEarle and experiment our software projet accessing the VirtuEarle Web Page

ISIB-VOX

O ISIB-VOX é uma plataforma desenvolvida para criar objetos sonoros através de re-síntese, baseados nas características acústicas das vogais. Poderá ser utilizado para a criação de material sonoro musical, através de mixagens e manipulações ou em tempo real. Os objetos sonoros resultantes servirão como apoio para o desenvolvimento sintático da obra. Nele, o usuário encontrará funções relativas ao controle dos formantes do filtro de vogais e funções de mixagem ou controle da linha do tempo no caso da re-síntese em tempo real.

Download ISIB-VOX

Mus3Fractals

O Mus3Fractals é uma biblioteca desenvolvida em Lisp para o programa OpenMusic no laboratório Mus3 da UFPB, com o intuito de ser usada como auxílio na composição musical por meio de fractais e sistemas de comportamento caótico. Seu objetivo maior é gerar notas por meio desses sistemas através da passagem de parâmetros numéricos simples. Por enquanto está disponível apenas o Mapa Logístico. Em breve, estarão disponíveis também o mapa de Mandelbrot e o mapa de Hénon.
O procedimento para usá-lo é o mesmo feito para a SOAL e qualquer biblioteca do OpenMusic.

Download Mus3Fractals